PADRE LeÃO JOÃO DEHON

 

Início

SCJ em África

A Congregação

Padre Dehon

Notícias

Galeria Fotos

Ligações

Partilha

O seu

correio

pessoal em dehonafrica

Webmail

  • Leão Dehon nasceu no dia 14 de Março 1843 a La Capelle na França. Desde a sua adolescência ele se sentiu chamado a ser sacerdote, mesmo contra a vontade de seu pai. Seguindo os planos do seu pai, ele foi a Paris para estudar Direito Civil, e aceitou a oferta (ainda de seu pai) de ir dar uma grande volta a muitas regiões, incluída a Terra Santa; era uma tentativa para ele esquecer a ideia de se tornar padre. Mas mesmo ao voltar dessa digressão Leão pediu de começar os estudos no Seminário de Santa Clara em Roma, onde estudou Teologia e Direito Canónico.
     
     A 19 de Dezembro de 1868 ele foi ordenado padre, na presença e com o consentimento dos seus pais. Ele foi nomeado como um dos assistentes na paróquia de St. Quentin, e aceitou esta missão com entusiasmo, sendo capaz de tomar iniciativas pastorais em conexão com as mais diversas actividades: oratório, colégio, imprensa, pastoral juvenil, e atenção para classe trabalhadora. 
     
    Foi um padre culturalmente preparado, tanto espiritual assim como dinâmico: mas algo o deixava inquieto.
    Assim, depois de um longo período de discernimento, ele tomou a decisão de fundar a Congregação dos Sacerdotes do S.Coração de Jesus: isto aconteceu a 28 de Junho, dia da sua Primeira Profisssão. A finalidade principal da Congregaçõ era (e ainda é) a devoção ao S. Coração de Jesus e a divulgação do seu Reino nas almas e na sociedade.
     
    A formação cultural e sensibilidade do Pe. Dehon o levaram a trabalhar no campo social e missionário, espalhando a Doutrina Social da Igreja através de palestras, artigos, jornais e livros. Digno de menção é o texto "Manual Social Cristão". Ele teve também o mérito de abrir a Congregação ao trabalho missionário enviando numerosos religiosos para América e África.
     
    Morreu com a idade de 82 anos, aos 12 de Agosto de 1925.

                 

      Página Web sobre o nosso Fundador: www.dehon.info

       Para ler os artigos para a sua Beatificação: artigos

English Portugues French